terça-feira, 20 de abril de 2010

AONDE ESTÁ DEUS QUANDO AS TRAGÉDIAS NOS ATINGEM?

Esta é uma pergunta recorrente nos lábios ou no pensamento de muitos quando acontecem tragédias naturais ou ainda crimes e acidentes provocados pelo homem. Muitos questionam-se por que coisas ruins acontecem se Deus é bom e amor, por que Ele não impediu esta ou aquela tragédia, por que não põe fim ao sofrimento.
Tragédias, como essas do Rio de Janeiro, acontecem desde que o homem pecou. O sofrimento não fez parte da idéia original de Deus ao criar o mundo e todas as coisas. Depois de criar e organizar tudo, Deus viu que tudo era bom (Gn.1:31), porém desde a queda convivemos com a realizade cruel do sofrimento, dos homicídos, das catrástrofes naturais.
Este ano de 2010 tem se destacado pelas inúmeras trágedias no Brasil e em outras partes do mundo:
  • 01/01/2010 - Deslizamentos de terra em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 40 mortos.
  • 12/01/2010 - Terremoto no Haiti, país paupérrimo, com magnitude de 7 graus na escala Richter, 200 mil mortos.
  • 27/02/2010 - Terremoto no Chile com magnitude de 8.8 graus, 900 mortos.
  • Verão de 2010 - Enchentes generalizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.
  • Abril de 2010 - Chuvas torrenciais com deslizamentos de terra na região metropolitana do Rio de Janieiro, mais de 150 mortos.

Ao ver através da mídia o sofrimentos das pessoas diretamente afetadas, normalmente busca-se um culpado:
- Seria o Estado o culpado por não preparar a cidade para suportar tais tragédias, por não oferecer moradias dignas para todos em áreas livres de risco, por negligenciar seu papel?
- Seriam as pessoas as culpadas por morar em locais inadequados?
- Seria Deus o culpado pelo sofrimento humano causado por tais tragédias? Não poderia Ele, o Todo Poderoso, impedi-las?

C. S. Lewis disse "Deus sussurra em nossos prazeres, fala em nossa consciência, mas grita em nossas dores. É o seu megafone para despertar um mundo surdo". Nas tragédias, Deus está querendo dizer que Ele é o bem supremo. Ao lado dele encontramos razão para a vida. Onde Deus está quando as tragédias nos atingem? Está ao nosso lado. Sofrendo conosco. Ele conhece cada uma de nossas lágrimas. O Salmo 23.4 diz “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (NVI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário